Senadora apresenta Projeto instituindo a semana de conscientização sobre alergia alimentar

Publiciado em 20/06/2018 as 21:11

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) protocolou hoje (20), Projeto de Lei do Senado (PLS) 308/2018 que versa sobre a instituição da Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar. “Essa é uma questão bem preocupante e com aspectos que merecem uma atenção especial”, disse Maria, que recentemente sugeriu uma audiência pública para tratar sobre o tema.
Ela citou que o número de novos alimentos sinalizados como alérgenos tem crescido consideravelmente, mas as alergias surgem de forma descontrolada, sem que haja uma forma de preveni-las, exceto, se for eliminada a ingestão das proteínas supostamente apontadas como alergênicas.
Dada essas dificuldades, Maria do Carmo explicou que a instituição de uma Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar é uma forma de disseminar o conhecimento sobre o assunto para a sociedade. “Sabemos que são muitos os casos de reação alérgica, sobretudo em crianças, desde o ambiente familiar até nas escolas onde elas passam maior parte do tempo, diariamente”, disse.
Maria observou que a sua iniciativa - muito aplaudida por participantes da audiência pública - além de atender aos que necessitam de um cuidado especial visa alertar e gerar conhecimento para que as pessoas percebam o problema e estejam preparadas para buscar ajuda.