Agrese conclui ato de assinatura de termo de autorização para consórcio BR-235

Publiciado em 10/05/2018 as 13:19


Na sala de reuniões da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) na última terça-feira (08), foi realizado o ato de assinatura do Termo de Autorização para o Consórcio composto pelas empresas, Sanpac Tecnologia Ambiental Ltda, P4 Concessões e Consultoria Eireli - EPP - (P4) e Kappex Assessoria e Participação Eireli, a realizarem no prazo de até noventa dias, uma apresentação dos estudos a que se refere o Edital de Chamamento 03/2018, destinado a elaboração de estudos de viabilidade para concessão da rodovia BR-235.

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que tem como objeto a elaboração de estudos que demonstrem a viabilidade técnica e econômico-financeira para subsidiar a concessão da BR-235, no trecho rodoviário delegado ao Estado de Sergipe, pela União situado, entre a saída de Aracaju e o povoado Terra Dura, no município de Itabaiana, aproximadamente 54 quilômetros de extensão.

O consórcio deverá encaminhar a demonstração de gastos, que consiste no detalhamento do valor despendido para a realização dos estudos, levantamentos e propostas objeto deste PMI.

"Caso os estudos apresentados necessitem de retificações, será aberto prazo para sua reapresentação. A autorizada deverá efetuar apresentações de resultados parciais de acordo com o calendário estabelecido pelo Grupo Especial de Trabalhos e previamente comunicado, no local indicado pelo Grupo", enfatiza a diretora da câmara técnica de saneamento da Agrese, Ana Carolina Nadalini.

O Extrato do presente Termo de Autorização será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e no Diário Oficial do Estado de Sergipe (DO/SE). Após a apresentação e assinatura, foi realizada uma visita técnica com os membros do referido consórcio e da comissão da Agrese, ao local objeto dos estudos.

"A possível duplicação é uma iniciativa de grande importância por conta do imenso número de veículos que trafegam diariamente no trecho a ser duplicado. Com essa intervenção, o tempo de deslocamento entre os municípios será reduzido significativamente, além de representar um importante incremento para a segurança das pessoas, uma vez que haverá uma sensível redução dos acidentes de trânsito", destaca Luiz Hamilton.

Ele acrescenta que o consórcio viabiliza melhorias quanto ao transporte de cargas e o escoamento de produtos tanto na região do Agreste e Sertão, gerando renda e novos investimentos em toda a região cortada pela BR-235. "Com a duplicação da BR 235, além da fluidez do tráfego, o acesso aos principais polos econômicos do Estado, à divisa com a Bahia, e as centrais de abastecimento de Juazeiro e Petrolina será facilitado, comprovando que a possível duplicação é uma intervenção crucial para o desenvolvimento econômico, produtivo e de mobilidade para Sergipe", finaliza o diretor presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

Também estiveram presentes ao ato de assinatura o diretor técnico da Agrese, Jean Carlos Nascimento, o diretor administrativo e financeiro, Said Schoucair, o engenheiro civil, Joelson Hora, a diretora da câmara técnica de saneamento, Ana Carolina Nadalini, a assessora da procuradoria, Victória Souza, o representante do DER, Jodil Souza Azevedo, e os representantes das empresas, entre eles o coordenador geral da Kappex, Arthur Ferreira Neves Filho e os representantes da Sanpac e P4 concessões e consultoria Eireli.