Laranjeiras: CML promove debate sobre fechamento da Petrobras/FAFEN

Publiciado em 09/05/2018 as 09:40

A luta dos vereadores de Laranjeiras para a manutenção do funcionamento da Petrobras/FAFEn continua. Na sessão desta terça-feira, (08), a convite do presidente da casa legislativa, Luciano dos Santos, os representantes do legislativo municipal se somaram ao ex-secretário de Estado, José Macedo Sobral (Zezinho Sobral) para elaborar uma proposta viável para a manutenção da empresa, que anunciou o encerramento das atividades no próximo mês de outubro. A medida deve afetar diversas empresas de uma cadeia produtiva em toda a região do Vale do Cotinguiba e, consequentemente, a economia do Estado.

“A Câmara de Laranjeiras vem se esforçando para não deixar fechar a FAFEN e já realizou um grande ato, junto ao sindicato responsável e com o apoio de vereadores de Camaçari/BA, de outros representantes das câmaras de vereadores do Vale do Cotinguiba e de deputados estaduais. Agora, com o apoio recebido do ex-secretário Zezinho Sobral, vamos elaborar de imediato um ofício e encaminhar ao Estado para se somar a esta luta que é de todos, independente de sigla partidária”, afirmou o presidente da Câmara de Laranjeiras, Luciano dos Santos.

Palestra

Em uma explanação na tarde desta terça-feira, (08), Zezinho Sobral reforçou que, caso ocorra o fechamento da FAFEN em Laranjeiras, o prejuízo será gigantesco, não só para o município, mas também para toda a região do Vale do Cotinguiba e o estado de Sergipe. “Como laranjeirense, não posso permitir que essa fábrica de fertilizantes encerre as atividades. O prejuízo será gigantesco, com o desemprego de centenas de trabalhadores terceirizados, além de fechar várias empresas instaladas na região. Claro, a arrecadação do município também terá uma redução significativa”, destacou Zezinho Sobral.

O ex-secretário acrescentou ainda que existem propostas viáveis para a redução dos custos de produção da FAFEN, por isso, a sociedade precisa se somar às autoridades locais e do Estado. “O principal aumento nos custos de produção é proveniente do preço do gás natural. Portanto, o Estado tem uma solução viável e quero me somar aos vereadores de Laranjeiras, Riachuelo, Maruim e Rosário. Juntos somos mais fortes e vamos apresentar uma proposta concreta à Petrobras para não encerrar as atividades desta fábrica, que, pelo visto esta é uma decisão política tomada pelo Governo Federal”, frisou.

O vice-presidente da Câmara, Jânio Dias agradeceu o apoio de Zezinho Sobral e ressaltou a importância de agir rapidamente, pois o processo de fechamento da FAFEN está em andamento. “Como já dissemos nesta casa desde o ano passado, o prejuízo com o fechamento da FAFEN será enorme e não quero ver a população da minha cidade em situação de calamidade. Por este motivo, estamos engajado nesta luta, mas o processo está em pleno vapor, inclusive, os funcionários efetivos já estão recebendo os comunicados para a escolha de um novo local de trabalho. Precisamos agir rápido”, pontuou Jânio Dias.