Cursos na área de audiovisual preparam aracajuanos para o mercado de trabalho

Publiciado em 12/04/2018 as 00:12

Cinquenta jovens de comunidades de Aracaju participam dos cursos básicos de "Como fazer Vídeo-Documentário" e "Como Fazer Vídeo para Internet", desenvolvidos no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), localizado no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. O projeto é uma parceria intersetorial entre Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, Graziele Ferreira, esses dois cursos fazem parte do projeto ‘Trabalho Audiovisual', uma parceria inédita do NPD e da Fundat. "Os cursos de trabalho audiovisual, lançados em março, integram o projeto ‘Aracaju Segura', desenvolvido em parceria Funcaju por meio do NPD, Semdec e Fundat. Esses cursos, além de democratizar o acesso à formação audiovisual, passam a ser entendidos também como uma questão de segurança pública", destacou.

O curso de ‘Como Fazer Vídeo para Internet' terá duração de 70 horas e conta com 25 alunos com mais de 16 anos de idade. "A maior parte da turma é dos bairros 17 de Março e Santa Maria. É bem interessante a participação dessas pessoas, pois algumas desenvolvem projetos nas comunidades onde moram. O desejo delas não é somente frequentar as aulas, mas sim gravar documentários, o dia a dia dos grupos, aprender e colocar em prática os ensinamentos", afirmou a instrutora Fernanda Almeida.

Rafael Valentin desenvolve um projeto social há um ano e seis meses com um amigo, no 17 de Março, bairro onde mora. Ele viu no curso voltado para web uma oportunidade para se especializar e realizar o trabalho dele melhor. "O curso tem sido maravilhoso por causa da descoberta que a gente já tem de poder se expressar, de ter autonomia, de poder chegar onde a gente quer, de atingir o público que a gente quer e de maneira certa. Nós já fazemos tudo isso, mas de forma desorganizada. Com as aulas, a gente aprende a atingir o foco da melhor maneira", colocou.

De acordo com um dos instrutores de 'Como Fazer Vídeo para Internet', Vinicius Leite, os alunos se mostram bem interessadas e isso facilita o aprendizado. "Apesar de o curso ter começado no início da semana, a gente percebe a curiosidade deles, o interesse em conhecer mais a ferramenta que na verdade eles já conhecem, mas que precisam aprofundar mais. Aqui, eles vão aprender a trabalhar com a ferramenta que eles já utilizam", explicou.

O curso ‘Como fazer Vídeo-Documentário' terá 120 horas de carga horária, com aulas de terça a sábado. André Luiz Coêlho trabalha com produção gráfica e resolveu se inscrever para adquirir conhecimento. Ele soube do curso através de uma tia. "Como eu faço vídeos, achei o curso interessante, pois quero aprimorar o que faço. As aulas têm sido bem significativas. Estamos aprendendo coisas novas, conceitos novos sobre a arte, sobre a parte de audiovisual. Os professores ensinam muitas coisas bacanas", contou.