Inauguração do Monumento Marcelo Déda

Publiciado em 10/03/2018 as 10:18

O governador Jackson Barreto e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inauguram neste domingo, 17h00, no Parque Augusto Franco (Sementeira), o Monumento em homenagem ao ex-governador Marcelo Déda. A data marca também a passagem do dia do 58º aniversário de nascimento do falecido governador e a solenidade marca a abertura dos programação oficial da comemoração dos 163 anos de transferência de capital para Aracaju.

O Monumento ao Governador Marcelo Déda será um espaço de reflexão e contemplação. À sombra de uma árvore foi erguida uma estátua de Déda com uma representação do jornal ‘A Semana’, de Simão Dias. As cinzas do Governador Marcelo Déda foram colocadas, sob a árvore e ao largo do monumento. A construção do Monumento foi feita pelo Governo do Estado e pelo Instituto Banese. O Instituto Marcelo Déda colaborou com a logística para implantação do Projeto.

Monumento - entre as árvores que receberam as cinzas do ex-governador foi implantado um espelho d’água e um grande disco, que traz gravado em granito o mapa de Sergipe. Uma nascente foi colocada em cima da localização do município de Simão Dias, terra natal do Governador. Ainda ali, porém na parte de baixo, foi depositada parte das cinzas dele. Ao redor do espaço do espelho d´água, há 53 estrelas, que representam os anos vividos por Déda. Combinadas com o azul escuro do céu, as estrelas acenderão à noite. Embaixo do grande disco, ao centro do Monumento, luzes de led darão efeito de que o ambiente estará flutuando, em consonância com o toque do vento. Ao fundo, estão seis painéis, cinco representam cada década vivida por Déda desde o nascimento, com informações biográficas. No meio dos totens, um poema estará cravado como lembrança da oratória e dos discursos marcantes de Déda. Assim como o grande disco, o local também receberá lâmpadas de led, que possibilitarão a contemplação do espaço à noite.

O Monumento foi erguido atendendo os critérios de acessibilidade, com duas rampas laterais; O espaço em homenagem a Marcelo Déda terá uma escadaria principal. No local, as pessoas poderão se refrescar com a água potável que escorre da fonte. Duas árvores - Pau-Brasil e Ipê - plantadas pelo Governador Marcelo Déda e por sua viúva, a Vice Prefeita Eliane Aquino, complementam o Monumento – a segunda árvore recebeu as cinzas do ex-senador José Eduardo Dutra, falecido em 2015.

Instituto Marcelo Déda - Fundado em 22/04/2014, o IMD é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que entre seus objetivos e finalidades visa ao tratamento, custódia e a promoção do arquivo pessoal de Marcelo Déda Chagas, ex-governador de Sergipe, ex-prefeito de Aracaju, ex-deputado federal, ex-deputado estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, falecido em 02/12/2013. O IMD também tem por finalidade a difusão das crenças, do ideário político, social e cultural que fundamentaram Marcelo Déda em vida, além do estabelecimento e fomento de programas, projetos e ações que enfatizem valores da igualdade, cidadania, justiça social e promoção do desenvolvimento econômico e social para o combate à pobreza.