Prefeitura e UFS assinam termo de parceria e cooperação técnica

Publiciado em 06/03/2018 as 17:33

“Política, quando é bem feita, pode servir à sociedade e mudar a vida das pessoas”. Foi com esta afirmação do prefeito Edvaldo Nogueira que a capital protagonizou na manhã desta quarta-feira, 6, um momento histórico para a reconstrução da sua qualidade de vida. Juntamente com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Prefeitura de Aracaju assinou um Termo de Cooperação Técnica para o estabelecimento de parcerias entre a instituição de ensino superior e a Secretaria Municipal da Assistência Social e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O compromisso tem como finalidade o desenvolvimento de estudos relacionados à população em situação de rua, a construção de um diagnóstico situacional sobre o trabalho infantil e a oferta de dados mais aprofundados para serem usados de maneira mais qualificada para o mercado de trabalho.

“Através da ciência, do diagnóstico e da capacidade técnica, o acordo nos dá os instrumentais para que possamos fazer um diagnóstico mais perfeito para a reconstrução de Aracaju. Para planejar é preciso conhecer a realidade e hoje esse convênio agrega mais conhecimento em áreas muito importantes. Com essa contribuição teremos uma base concreta para alavancar a vida dos aracajuanos. Eu gosto de mensurar os resultados e por isso mesmo é importante trabalhar com um objetivo. O poder público tem que dar resultado, ser eficiente e dar o melhor que pode para que os cidadãos sejam felizes”, destacou contente Edvaldo Nogueira.

O prefeito ainda elogiou a iniciativa da vice-prefeita e secretária Eliane Aquino. “Esse é o casamento perfeito porque junta a fome com a vontade de comer, ou seja, a universidade entra com a pesquisa e a Prefeitura entra com a ação. De maneira emocionada eu quero agradecer a Eliane Aquino pela sensibilidade dela em ser criteriosa naquilo que precisa realizar e em ser parceira desse projeto de tornar a nossa cidade mais humana e mais feliz”, finalizou.

A vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, corrobora com o pensamento do prefeito e destaca que é preciso deixar de “achismos” na hora de falar sobre os encaminhamentos da gestão. “Assinar esses convênios, para fazer um diagnóstico da nossa realidade, é um novo marco para as políticas sociais do município. Em primeiro lugar porque estamos parando de trabalhar com informações do que nós achamos que existe na cidade. Nós queremos trazer, principalmente para a área da Assistência Social, uma leitura real com dados. Assim, teremos um melhor foco no investimento de recursos e no direcionamento de nossas políticas. Esta é uma parceria que só engrandece o estado. Eu tenho dito muito para a minha equipe que a política de Assistência Social não é mais um patinho feio da administração. Eu tenho certeza que neste novo momento que o país vive precisamos de obras, mas também precisamos desenvolver a nossa população e trazer à luz quem vive na invisibilidade”.

A assinatura do termo foi um momento de celebrar, segundo o presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas. “Acredito muito que poderemos qualificar melhor os nossos cursos profissionais, atendendo as necessidades do mercado aracajuano. Agora teremos mais possibilidades de ter excelentes ações assertivas dentro da Fundat, a partir do momento que tivermos estudos com muito mais detalhes e riqueza vindos da UFS. Nós queremos, a partir desse pacto, disponibilizar os números no site, com todos os gráficos estudos”.

“Temos um compromisso com as políticas públicas que atendam ao povo do estado e aos menos favorecidos. Por isso acredito neste convênio, pois entendo que a melhor forma de se investir em uma cidade é com a qualidade de um diagnóstico bem feito e elaborado, que permita ao gestor tomar as medidas cabíveis e otimizar os recursos financeiros e humanos”, salientou o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Antoniolli.