Interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto está com 92% dos serviços

Publiciado em 05/03/2018 as 18:16

Muito em breve, os aracajuanos serão contemplados com uma das mais importantes obras de mobilidade urbana construídas na capital sergipana. O governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), está próximo de concluir a interligação das avenidas Augusto Franco (Rio de Janeiro) e Gasoduto.

Tendo investimentos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) na ordem de R$ 46.191.162,99, dos quais R$ 24.302.501,63 foram específicos para a desapropriação de áreas e imóveis, a intervenção compreende a construção de uma nova alça de concreto armado paralela ao viaduto do Detran, interligando-a a uma nova avenida com duas pistas de rolamento, sendo nove metros de cada lado, dois passeios (2,00 metros cada), uma ciclovia (3,00 metros), canteiro central com oito metros de largura e iluminação pública, além da construção de duas pontes sobre o Rio Próximo.

Segundo o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, as atividades estão na reta final. “Atualmente, 80 profissionais trabalham na execução da ciclovia, do passeio, na aplicação do paisagismo, conclusão das caixas de passagem e nos serviços de terraplanagem em um pequeno trecho próximo a Avenida Quirino, onde posteriormente será executada a pavimentação asfáltica, de modo que os serviços já correspondem a 92%”, declara Valmor Barbosa.


O secretário acrescenta ainda que outras ações complementares serão executadas. “Já foram instalados todos os eletrodutos, iniciamos a implantação dos postes da iluminação pública, posteriormente colocaremos as sinalizações verticais e horizontais das vias, e, por fim, executaremos os serviços de limpeza, a fim de que os condutores e pedestres estejam aptos a transitarem pelo mais novo e moderno corredor viário da capital”, revela.


Melhorias

Antonio Correia, Morador do Bairro América, exerce suas atividades no bairro Mosqueiro, na Zona de Expansão, e diz que a obra já está facilitando a sua mobilidade. “Vou trabalhar todos os dias de bicicleta e fazia o percurso entre 1h e 1h10, pois o trajeto era feito pelas Avenidas Tancredo neves, Heráclito Rollemberg e só então a Melício Machado. Com essa nova avenida, além da segurança por conta da ciclovia, o tempo de deslocamento agora é entre 40 e 45 minutos. Tanto eu quanto meus colegas estamos muito satisfeitos, pois a cidade está crescendo e o governo facilitando a nossa vida”, afirma o jardineiro de 25 anos.

Valmor Barbosa ressalta que o volume de obras dessa natureza construídas na capital reafirma o planejamento em longo prazo desenvolvido pelo governo do Estado. “Nos últimos anos, o governador Jackson Barreto vem implantando um conjunto de ações para a melhoria da mobilidade urbana sem precedentes, só vista nas capitais de médio e grande porte. Foram executados a ampliação do sistema viário no entorno do Aeroporto Santa Maria, a nova entrada de Aracaju interligando à BR 235 à Avenida Santa Gleide, o Sistema Viário do Centro Administrativo, estamos finalizando a execução da duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, que compreende o binário das Avenidas Euclides Figueiredo e Tancredo Campos, a urbanização da Avenida João Rodrigues e a pavimentação granítica e asfáltica de 16 vias no Loteamento Santa Tereza, ações essas que modificaram para melhor o cenário do Bairro Industrial, comprovando o compromisso do Executivo Estadual não apenas facilitar o escoamento do tráfego, mas sobretudo, promover o bem-estar dos aracajuanos”, disse.