Eliane Aquino articula ações integradas entre secretarias para as pessoas com deficiência

Publiciado em 31/01/2018 as 22:34

Pensando em qualificar as políticas públicas para as pessoas com deficiência em Aracaju, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Esporte e Juventude (SEJESP), da Saúde (SMS), da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (FUNDAT) e Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU) na manhã desta quarta-feira, 31.

A ideia do encontro é que todas as secretarias da administração municipal se unam para fortalecer a execução das ações voltadas para as pessoas com deficiência. Através de encontros mensais, o grupo analisará todos os projetos em andamento na cidade e como eles podem atender a um número maior de pessoas.

Com a comissão, Eliane Aquino deseja que as pessoas com deficiência sejam mais valorizadas e que elas possam acessar todos os serviços que a cidade proporciona. “Nós vamos unir nossas forças e saberes para que tenhamos cada vez mais capacidade de atendimento. Hoje, uma grande quantidade de pessoas com deficiência estão em casa, sem acesso aos nossos serviços e isso não pode continuar. Sabemos que alguns receios fazem parte da rotina dessas famílias, mas devemos aparelhar cada vez mais os nossos equipamentos, principalmente com capital humano.”

O coordenador de defesa de políticas públicas para pessoas com deficiência da Assistência, Murillo Oliveira, acredita que o grupo pode avançar bastante através da troca de experiências. “A cidade é viva e os nossos usuários também não são estáticos. A mesma pessoa que precisa dos serviços da Assistência também deve ser amparada pala Saúde, Educação e outras áreas. Quando essa pessoa conseguir acessar todas as pastas e receber um atendimento com o mesmo nível de qualidade, podemos dizer que as políticas públicas funcionaram para ela. É isso que queremos para todas as pessoas que tem algum tipo de deficiência e residam em Aracaju”.

Luiz Carlos Oliveira é coordenador de esportes e inclusão da SEJESP. Ele tem uma pessoa com deficiência em sua família e isso fez total diferença na sua forma de ver a administração pública para este grupo. “Eu sempre falo que precisamos de ações efetivas e unificadas. Trabalhando de forma isolada fica bem mais difícil de dar prosseguimento aos trabalhos, mas eu tenho certeza de que a partir desta reunião nós poderemos fortalecer as nossas secretarias e que a pessoa com deficiência residente em Aracaju terá uma vida com mais possibilidades e mais dignidade. Precisamos vislumbrar um mundo melhor para essas pessoas”.