Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul ao mesmo tempo esta quarta

Publiciado em 30/01/2018 as 22:25


Nesta quarta-feira (31) irá ocorrer uma coincidência rara. Ao mesmo tempo, acontecerão três fenômenos lunares: Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul. A simultaneidade não ocorre há mais de um século, porém não poderá ser vista do Brasil. 

A Lua Azul, ao contrário do que se imagina, não se refere à coloração do satélite e, sim, a sua periodicidade - a segunda lua cheia no mesmo mês. “Ocorre a cada dois ou três anos, já que o ciclo da lua é diferente ao ciclo da terra, contabilizado pelo calendário gregoriano. Então, em vez de 12 luas cheias em um ano, temos 13”, explicou Cleiton Batista, coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda. 

Já a Superlua acontece quando, astronomicamente, a lua se encontra no perigeu, ou seja, no ponto de aproximação máximo atingido pelo satélite na órbita do planeta. Devido à proximidade, o astro chega a se apresentar 14% maior e 30% mais brilhante. Por fim, a Lua de Sangue se refere ao tom avermelhado adquirido durante um eclipse em forma total. 

Brasil
Do Brasil, segundo Cleiton, não poderemos observar a Lua de Sangue, que só será vista no extremo norte da terra. “O que veremos é uma quase superlua”, disse. Os melhores locais para a observação serão na América do Norte, Oriente Médio, Ásia, Rússia Oriental, Austrália e Nova Zelândia.