Turistas e sergipanos são recebidos por campanha de conscientização da Assistência de Aracaju

Publiciado em 20/01/2018 as 07:43

Sergipanos e turistas que transitaram no início da tarde desta sexta-feira, 19, no hall do aeroporto Santa Maria, foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju com panfletos, cartazes e muita música. Ao som do coral de meninas e meninos da Legião da Boa Vontade (LBV), educadores sociais, psicólogos, técnicos, conselheiros tutelares e profissionais dos direitos humanos fizeram uma ação de conscientização a fim de informar e esclarecer sobre os problemas decorrentes da exploração sexual e do trabalho infantil dirigido a crianças e adolescentes. O gesto faz parte da continuação de uma série de atividades sobre o tema e ocorreu das 12h às 13h30, um dos horários de maior fluxo de embarque e desembarque.

“É preciso comunicar para dentro e também para fora”, assim categorizou a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino. “O que nós queremos é conversar não só com os turistas, mas com os sergipanos e com todos aqueles que moram em nossa cidade. Assim todos compreendem que esta não é apenas uma questão de quem está vivenciando, ou da administração, mas de toda população, já que este é um problema social e silencioso. É preciso alertar os adultos e até conversar com os pequenos abertamente, explicando a diferença entre carinho e abuso, para que eles também possam denunciar”.

Parceria mais do que firmada junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que Eliane Aquino fez questão de agradecer. “Aracaju é uma capital de potencial gigantesco, que a cada ano vem crescendo com o turismo. Este tipo de ação é imprescindível para todas as gestões e eu agradeço a Infraero pelo espaço, pois nós precisamos do turismo, mas sempre um turismo responsável, de divertimento e que não traz malefícios para o desenvolvimento de nossas crianças”, destacou.

De acordo com a assistente técnica da Proteção Social, Lorena Magno, a iniciativa da Assistência denota a preocupação da atual gestão com a garantia de direitos. A expectativa é de que isso se estenda aos terminais rodoviários da capital, locais de grande circulação de pessoas e pontos turísticos. “Temos a consciência de que o trabalho integrado entre a prefeitura, órgãos de proteção e fiscalização públicos, além da sociedade civil, é o melhor caminho. Nossas mobilizações têm como objetivo mostrar que nós estamos comprometidos como rede de apoio. Enquanto gestão temos a competência de ofertar programas, serviços e benefícios, mas a população pode e deve nos ajudar neste enfrentamento”, salientou.

Aguardando a chegada de duas sobrinhas, uma de Fortaleza e outra de São Paulo, a funcionária pública, Lúcia Medeiros, parabenizou a iniciativa. “Como não sabemos quais os verdadeiros motivos dos turistas que aqui chegam, ou seus propósitos, eu acredito que esta intervenção se faz necessária, já que olha de maneira ampliada a exploração, o abuso e o trabalho infantil. Precisamos fortalecer a ideia de alerta para acabar com esta situação em nosso país. Sempre através do esclarecimento”.

Pela primeira vez na cidade, a turista natural de Ribeirão Preto (SP), Aline Morais, ficou encantada com a recepção e adiantou que vai conversar com os filhos sobre o assunto. “Eu acho fundamental proteger o futuro do nosso país, pois se queremos um futuro bom, temos que proteger nossas crianças e adolescentes ao máximo. Essa energia de vocês causou um impacto muito forte em nós, de cara, mudando o nosso olhar e o jeito de pensar. Logo que recebi o panfleto, já fui falando para meus filhos que ia explicar tudo, já mesmo para plantar na cabeça deles o que pode ser feito de correto, fazendo deles disseminadores. Assim eles vão poder se proteger e ajudar outras crianças também”.