​ALESE homenageará professoras e quilombolas que lutam contra o racismo

Publiciado em 17/11/2017 as 05:48

No dia da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) homenageia professoras e quilombolas que lutam contra o racismo e em defesa da cultura afro-brasileira, entregando-lhes a Comenda Senador Abdias Nascimento. A solenidade acontece nesta segunda-feira, 20 de novembro, a partir das 17h, no plenário da Casa Legislativa.

O projeto de Resolução que cria a comenda é de autoria da deputada Estadual Ana Lúcia e prevê que a ALESE homenageie anualmente militantes sociais e personalidades que lutem contra o preconceito racial.

Este ano, serão homenageadas as professoras da UFS e militantes do movimento negro Maria Batista Lima e Maria Nely Santos, a conhecida parteira sergipana Zefa da Guia (Josefa Maria da Silva Santos) e as lideranças do movimento quilombola em Sergipe, que têm lutado em defesa da terra e da dignidade das comunidades tradicionais Maria Izaltina Silva Santos (Brejão dos Negros – Brejo Grande), Luiz Augusto Bomfim (Maloca – Aracaju); Xifroneze Santos (Caraíbas – Canhoba); Maria Gressi de Santana Silveira (Mocambo – Aquidabã); Magno de Oliveira Barros (Brejão dos Negros – Brejo Grande); e José Welington Fontes (Porto D’areia - Estância).


A comenda leva o nome de Abdias Nascimento, um grande artista engajado, militante social de vanguarda, intelectual renomado internacionalmente, pan-africanista, militante trabalhista, político e ex-parlamentar, que dedicou sua vida à superação do racismo no Brasil.

“Abdias Nascimento viveu, acompanhou e ajudou a construir quase um século de lutas ao longo da história moderna do Brasil”, explicou a autora da resolução, deputada estadual Ana Lúcia. “Ele resistiu e enfrentou duas ditaduras, participou de momentos de construção e reconstrução da nossa democracia, sempre defendendo a justiça, os direitos humanos e a igualdade racial”, completou