UNE: João Daniel destaca importância da entidade que completa 80 anos

Publiciado em 12/08/2017 as 06:28

O deputado federal João Daniel (PT/SE) parabenizou a União Nacional dos Estudantes (UNE), que completa 80 anos de existência nesse dia 11 de agosto. Na quinta-feira, dia 10, uma sessão solene do Congresso Nacional foi realizada no Senado, para marcar a data. O parlamentar destacou a importância que tem a UNE na luta histórica em defesa dos estudantes brasileiros.

“Em nome da querida presidenta, a baiana Marianna Dias, e da vice-presidenta, a sergipana Jessy Dayane, quero saudar e parabenizar todos os estudantes brasileiros”, disse. Segundo João Daniel, nesse momento histórico de retirada de direitos, a UNE e a juventude têm o papel de continuar a luta histórica, de se posicionar, como sempre se posicionou, na defesa do O petróleo é nosso!, no impeachment de Fernando Collor, na defesa da democracia, da presidenta Dilma no momento do golpe e também na defesa de todas as lutas históricas.

“Queremos parabenizar e dizer que nesses 80 anos de história, de lutas, muitos estudantes deram a vida para que essa entidade estivesse hoje fortalecida, reconhecida e respeitada”, disse, ao saudar todos os parlamentares que passaram pela UNE, a exemplo do deputado federal Orlando Silva e do senador Lindbergh Farias e de tantos outros. João Daniel ressaltou que nesse momento de ataques à educação, de ameaça de cobrança dos cursos de nível superior nas universidades públicas para retirar a possibilidade de os filhos da classe trabalhadora e dos pobres entrarem nas universidades é importante que esta entidade esteja fortalecida.

“Por isso, este Parlamento tem que estar atento e firme na defesa da UNE e de todas as entidades que defendem a educação pública. Deixamos aqui nosso reconhecimento a essa juventude aguerrida que compõe as diversas organizações estudantis integrantes desta entidade, mais especialmente ao Levante Popular da Juventude e ao Coletivo Quilombo”, frisou.