A caravana para o Agropec 2017 foi um sucesso

Publiciado em 12/08/2017 as 06:16

Uma ação com resultados em larga escala. A caravana de Sergipe para a participação no Agropec 2017 produziu efeitos acima da média no tocante à multiplicação de tecnologias, estudos e novidades nas técnicas de produção das dez cadeias contempladas pelo evento, que aconteceu no município de Parnamirim (RN), durante os últimos dias 7 e 8 de agosto. Os 80 participantes da caravana organizada pelo Sistema FAESE/SENAR retornam a Sergipe com o propósito não apenas de repassar o conteúdo adquirido mas, sobretudo, de aplicá-lo nas suas propriedades.

A velocidade com que novas tecnologias são incorporadas aos processos de produção ligados às cadeias que compõem o Agronegócio é enorme. O resultado de novas práticas são observados no aumento da produtividade, na eficácia da mão de obra aplicada e no custo total das operações. Isto demanda do produtor rural uma atualização constante. Nesse sentido, o Agropec 2017 foi de grande valia. "Ele foi bem organizado, com palestrantes de muita qualidade e com assuntos pertinentes aos nossos interesses. Foi um evento que só nos somou. Somos muito gratos ao Sistema pela oportunidade", declara John George Carvalho Donald, produtor de leite no município de Carira, que é constantemente estimulado à atualização profissional por meio do programa de assistência técnica e gerencial do Senar/SE. "A assistência está nos proporcionando novos conhecimentos e revisando conhecimentos adquiridos por meio da vida prática", complementa.

O desafio, agora, é aplicar toda a gama de novidades vistas no evento. "O Agropec nos permitiu uma aprendizagem ótima. Vou tentar colocar tudo em prática", declara Carlos Eduardo Bastos, que além do conteúdo dos cursos realizados e palestras assistidas, deixa o Rio Grande do Norte com outro grande presente. O produtor de leite ganhou uma caixa de ferramentas durante uma das atividades, por ter acertar a pesagem de leite dos animais de raça Sindi.

Mesmo para quem acabou de concluir o Curso Tecnico em Agronegócio do Senar/SE, a oportunidade de ter acesso ao conteúdo programático do Agropec 2017, foi essencial para nortear as atividades de quem se insere no mercado como profissional a partir de agora ou aplica o conteúdo trabalhado no Curso Técnico na sua propriedade ou de terceiros. "Incrível como lembrava dos nossos debates em sala de aula. Além disso, o congresso me permitiu o contato com as inovações, técnicas aplicadas e manejos desconhecidos por mim, bem como a melhor forma de levá-los ao produtor, que é o meu alvo principal. Espero que o SENAR/SE possa continuar proporcionando os cursos e capacitações para os homens e mulheres do campo", declara Adnycleive Santos Costa, aluna que será apresentada à sociedade como Técnica em Agronegócio no próximo dia 26 de agosto.

A iniciativa do Sistema FAESE/SENAR quando da organização da caravana, demonstra a preocupação das instituições com a atualização profissional dos que vivenciam o Agronegócio sergipano. "O alcance de uma ação como essa é incalculável. Fazer com que Sergipe esteja antenado com as novidades do setor agropecuário é fundamental para o crescimento do nosso Estado, já que, a exemplo do que acontece em todo o país,o Agronegócio tem grande peso para a sua economia e para o seu desenvolvimento social", pondera o Presidente do Sistema, Ivan Sobral. Mas, este trabalho não acaba no Agropec. Para possibilitar a propagação do conteúdo adquirido no evento, técnicos do Senar/SE compuseram a caravana. O objetivo é que possam multiplicar o acesso das tecnologias e métodos apresentados por meio dos projetos educacionais desenvolvidos pela entidade. "Um evento como o Agropec é de suma importância para ajudar o técnico a desenvolver o trabalho dele no campo. A gente teve a oportunidade de trazer os produtores para o evento e, dentro desse evento, eles estão vivenciando o que a gente fala em teoria e vendo que essa não é uma realidade que está distante dele e que ele pode aplicar isso dentro da sua propriedade", explica Aline de Jesus Melo, técnica do SENAR/SE que atua no município de Frei Paulo.