Desenvolvedores do sistema web service conhecem as primeiras mudanças para emissão da NFS-e

Publiciado em 27/07/2017 as 04:54

Dando continuidade às primeiras ações para a reformulação de emissão da nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e) em Aracaju, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) realizou nesta quarta-feira, 26, mais um seminário para apresentação das mudanças. Desta vez, os desenvolvedores do sistema web service foram o público alvo do encontro, já que eles são os responsáveis por criar os sistemas próprios para emissão de nota em grandes empresas da capital, como estacionamentos de shoppings, planos de saúde e faculdades.

"Esses sistemas funcionam de forma integrada com o da Prefeitura. E, como teremos alterações importantes nesse processo de integração, realizamos essa primeira conversa para que os profissionais conheçam as mudanças propostas e executem as adequações necessárias", esclareceu o gerente de Implantação e Operações do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) - responsável pela ferramenta -, Johnatan França.

Por mês, cerca de 600 mil notas de serviço são emitas em Aracaju. Deste total, aproximadamente 85% vêm de grandes empresas como as citadas anteriormente. "A Semfaz montou um cronograma de forma a apresentar as inovações do nosso sistema para todas as classes da comunidade que possam estar envolvidas com a emissão da NFS-e. Até outubro, teremos atingindo todo esse público e poderemos lançar, efetivamente, o nosso e moderno sistema", garantiu o diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM), Carlos Augusto.

Ele também destacou o investimento em novas tecnologias que modernizam as ferramentas eletrônicas utilizadas pelo poder público e agregam qualidade ao serviço. "A Secretaria da Fazenda de Aracaju está preocupada em acompanhar a modernidade e facilitar a vida do contribuinte, para que ele possa exercer o seu direito e cumprir com o seu dever da melhor maneira possível", enfatizou.

Nesta quinta-feira, dia 27, no auditório do Sebrae, acontece mais uma etapa desse trabalho inicial. O encontro será com contadores, representantes de escritórios de contabilidade e estudantes da área, já que são esses profissionais que, basicamente, mantêm contato com os prestadores de serviço - que emitem a NFS-e. Na última terça-feira, 25, os auditores e fiscais do município também tiveram o primeiro contato com as principais alterações da atual versão da ferramenta.