Audiência debaterá variáveis que interferem no crescimento da violência

Publiciado em 27/07/2017 as 04:40

No próximo dia 03 de agosto, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa de Sergipe será palco de importantes debates sobre as variáveis que interferem no crescimento da violência em Sergipe e no Brasil, durante a Audiência Pública “Atlas da violência 2017: Genocídio do povo Brasileiro”. A realização é da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, coordenada pela deputada estadual Ana Lúcia.

A proposta é abordar não apenas os números alarmantes registrados no “Atlas da da Violência no Brasil e em Sergipe”, mas debater as variáveis que interferem no crescimento da violência e os perfis das vítimas, a exemplo da taxa de escolaridade, local de moradia, renda, idade e etnia.

Para debater o tema, foram convidados dois dos pesquisadores que elaboraram a pesquisa: Daniel Ricardo Cerqueira - doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – e Samira Bueno - Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mestre e Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Dados alarmantes

A pesquisa coloca Sergipe como a unidade da federação com maior número proporcional de mortes violentas no Brasil. A taxa de homicídio por 100 mil habitantes em nosso Estado cresceu mais de 77,7% entre 2005 e 2015. O município de Nossa Senhora do Socorro se tornou, em 2015, a terceira cidade mais violenta do Brasil, considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Sobre os palestrantes

Samira Bueno Nunes é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). É diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) e do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP), ambos da EAESP/FGV.

Daniel Ricardo de Castro Cerqueira é doutor em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia pela EPGE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. É professor dos programas de MBA da FGV (1995-atual). Desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Desde 1999, estuda Economia do Crime e Segurança Pública, tendo vários artigos publicados. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e em 2004, e sua tese de doutorado Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec), e o prêmio BNDES de Economia