Moritos Matos promove debate sobre Turismo Religioso na Alese

Publiciado em 09/07/2017 as 06:54

O Turismo Religioso atrai mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo e, no Brasil, quase 17 milhões – crescendo até 10% ao ano, de acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo o Ministério do Turismo – MinTur – esse turismo movimenta R$ 15 bilhões anualmente no Brasil. Para fomentar esse Turismo Religioso e colocar Sergipe nessa rota promissora o deputado Moritos Matos (PROS) realizou nesta sexta-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – a Audiência Pública sobre Turismo Religioso. “Nosso pensamento é fomentar o turismo no nosso Estado, por isso, essa Audiência para que todos juntos possamos discutir, opinar, colocar na mesa as ideias de todos. Nosso Estado ainda não tem um calendário de turismo religioso. Nós convidamos todas as denominações para esta audiência e a ideia é de que essa rota possa ser colocada à disposição através da Secretaria de Estado do Turismo. Precisamos participar dessa fatia de R$ 15 bilhões para movimentar a cadeia turística sergipana”, enfatiza o deputado Matos.
Moritos Matos enfatiza que o foco desse evento é o de divulgar o patrimônio não só católico, mas de todas as denominações. “Queremos que Sergipe entre para o roteiro do turismo religioso do País”, enfatiza Moritos Matos. O parlamentar é autor do Projeto de Lei – PL nº 26/2017 que dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe. Participaram da mesa o secretário Estadual do Turismo, Fábio Henrique, representando o governador Jackson Barreto, o reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, padre Helelon Bezerra dos Anjos, representando o Arcebispo Dom José Costa, o representante do Islamismo em Sergipe, Alan Alexander Mendes Lemos, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, o diretor da Catedral Viagens, Claudemir de Oliveira e a diretora de Turismo, Cassandra Teodoro, representante da Prefeitura do Município de Laranjeiras.
O primeiro a falar na Audiência Pública foi o diretor da maior operadora de Turismo Religioso do Brasil e uma das maiores empresas da América Latina, a Catedral Viagens, Claudemir de Carvalho. “Turismo religioso também envolve lazer, descanso e a acolhida. É necessário uma ação concreta para fomentar o Turismo Religioso em Sergipe. Temos que trabalhar a comunidade, conscientizá-la, porque se ela não entender o que queremos não adianta avançar. Temos que mergulhar em águas mais profundas. Porque o principal beneficiado desse turismo é a comunidade. Precisamos cuidar da acessibilidade, dessa acolhida, não pensar só em cifrão, mas o que podemos oferecer aos irmãos que visitam Sergipe. Se nós não pensamos no primeiro momento no humano a coisa não vai avançar”, explica Claudemir.

O diretor da Catedral disse que com profissionalismo e entusiasmo o Estado de Sergipe entrará em breve na rota do Turismo Religioso nacional. “O deputado Moritos Matos é um sonhador como nós e foi muito feliz com esse olhar, porque não é apenas ter um decreto, é o trabalho de base nas comunidades, porque o Turismo Religioso não é católico. O que nos une é Cristo, o que nos une é Jesus. Eu penso que estamos no caminho certo, no turismo do bem. Sou um homem do povo, eu caminho com o povo, deputado que a luz do Espírito Santo te ilumine”, conclui Claudemir Carvalho.

TODOS JUNTOS

Padre Helelon Bezerra dos Anjos disse durante seu pronunciamento que o projeto do deputado Moritos Matos enche os olhos de todos. “Tenho a consciência de quantos já suaram as camisas para chegar ate aqui, caminhar ainda é preciso. Precisamos investir também nas vias de acesso a esses locais. Investir para que a comunidade local acolhendo o peregrino, o romeiro, o turista consiga ver com o suor do seu trabalho observar o amanhecer de dias melhores. O arcebispo Dom João agradece o empenho de todos para que possamos fazer uma rede em prol do bem do estado, acima de tudo o bem das pessoas”, disse padre Helelon.
O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, afirma que o papel do Governo do Estado é mostrar que Sergipe tem potencial no Turismo Religioso. “Nós temos um potencial muito grande para implementar o turismo religioso, o que falta é o que está acontecendo aqui hoje, é divulgação. Você não tem hoje um único pacote do Brasil vendido para o Estado de Sergipe, quando o assunto é turismo religioso. Então, o objetivo do Governo do Estado é incluir Sergipe no roteiro de turismo religioso do Brasil. O projeto do deputado Moritos Matos dará a régua e o compasso para que o poder público possa implementar o turismo Religioso em nosso estado”, pontua Fábio Henrique.

A estudante de Turismo do Instituto Federal de Sergipe – IFS -, Silvanira Oliveira acompanhou atentamente a palestra e elogiou a iniciativa do deputado Moritos Matos. “Esse evento é de grande importância, porque o turismo religioso no País é bastante qualificativo e crescente no mundo todo. É importância que Sergipe receba recursos para fomentar esse turismo religioso”, expõe Silvanira.

O representante do Islamismo em Sergipe, Alan Alexander Mendes Lemos, também elogiou o trabalho do deputado Moritos Matos. “O projeto do parlamentar cita um guia, levanta as potencialidades desse turismo. Precisamos criar parcerias entre o Estado, Sebrae, agências, guias, todos unidos em prol do desenvolvimento turístico. E mais, definir os investimentos iniciais. O Estado pode apoiar e impulsionar os eventos religiosos”, ressalta Alan.
Também ficou extremamente satisfeita com essa Audiência Pública a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe – ABIH -, Daniela Mesquita. “O deputado Moritos Matos está de parabéns por trazer esse evento para Aracaju, porque é uma oportunidade para o destino, já que Sergipe tem um potencial para o Turismo Religioso. Temos potencial já que temos cidades São Cristóvão, Laranjeiras, Divina Pastora. O que precisamos é estruturar essa essas cidades para que eles possam receber o público de Turismo Religioso. Vejo esse evento como uma grande oportunidade de apresentar para as pessoas o potencial que tem o turismo religioso para Sergipe”, enfatiza Daniela Mesquita.
Para o deputado Moritos Matos, esse evento é muito importante para o turismo de Sergipe. “A nossa ideia é um turismo de inclusão, e quando a gente fala de Turismo Religioso fala de todas as denominações. Foi por isso que nos solicitamos essa audiência para que todos pudessem opinar. O nosso desejo é fazer uma discussão ampla. É como o próprio Claudemir colocou - mexer com Turismo Religioso é mexer com casa de maribondo, é algo grande. Não quero que o nosso projeto seja apenas um decreto, seja apenas uma lei, nos queremos que isso aconteça. E para que isso aconteça é preciso escutar todas as pessoas. Que todos possam opinar e participar. Esperamos em Deus que possamos em pouco tempo colher os frutos dessa semente que estamos plantando - que é o Turismo Religioso no Estado de Sergipe”, afirma o deputado Moritos Matos.
PRESENÇAS

Participaram desse evento o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe – ABAV -, João de Souza Ávila, o senhor Lutf Ur Rehman Mustafá (representante do Islamismo no Estado de Sergipe), o padre Marcelo Conceição Santos, coordenador de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju e assessor do Arcebispo de Aracaju, Dom João, o diretor Cultural do Município de Dores, Ari Pereira de Souza, a secretária de Pesca e Igualdade Racial de Laranjeiras, Sandra Sena, a diretora de Operações da Operadora de Turismo Catedral, Nalva Carvalho.

Também estiveram presentes nessa Audiência, o prefeito de Tomar do Geru, Pedro Balbino, secretário Geral do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, José Rivadálrio Lima, representante da diretoria do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, Raquel Aragão. O líder Comunitário de Divina Pastora, Fernando dos Santos, padre Renato Gomes, representando a Paróquia de Laranjeiras, a diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Umbaúba, Palmira Santos Alves, o representando do Coletivo João Mulungu, José Pedro dos Santos Neto, a diretora da SMTT da prefeitura de São Cristóvão, Mônica Liberato, a representante da Federação Nacional de Guias de Turismo, Irma Carla Barbosa, o assessor parlamentar Jhonatas Rodrigo, representante da Deputada Ana Lúcia.

Além de representantes das Agências de Viagens de Sergipe, representantes das empresas de receptivo, estudantes da Universidade Federal de Sergipe – UFS -, do IFS e do Senac, líderes comunitários, representantes dos escoteiros, agentes de turismo e demais interessados em contribuir para o Turismo Religioso em Sergipe.