Ana Lúcia informa que realizará audiência pública para debater os fatores que geram a violência

Publiciado em 23/06/2017 as 11:03

A deputada estadual Ana Lúcia ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 22, para informar que irá realizar uma audiência pública para debater os números alarmantes registrados no Atlas da da Violência no Brasil, que coloca Sergipe como a unidade da federação com maior violência letal (mortes) no país e com a maior taxa de homicídios entre os anos de 2005 e 2015.

A taxa de homicídio por 100 mil habitantes em nosso estado cresceu mais de 77,7% nos últimos cinco anos, contra 75,5% do Rio Grande do Norte; 54,0% do Piauí e 52,8% do Maranhão. É o maior percentual de crescimento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país. Esse conjunto de condições fez com que o município de Nossa Senhora do Socorro se tornasse em 2015 a terceira cidade mais violenta do Brasil, considerando as cidades com mais de 100 mil habitantes, segundo a soma da taxa de homicídios e de mortes violentas com causa indeterminada (MVCI).

Para debater o tema, foi convidado o pesquisador do IPEA Daniel Ricardo Cerqueira, um dos técnicos que produziu o estudo. Daniel é doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Foi convidada ainda para participar a pesquisadora Samira Bueno, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A proposta é realizar a audiência no dia 03 de agosto.

“Daniel Cerqueira trabalha não apenas com o registro da violência, mas com as variáveis que interferem na violência. Ele tem estudo sobre o grau de escolaridade e a diminuição da violência, por exemplo”, exemplificou Ana Lúcia destacando o trabalho do pesquisador, que é Mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas e que, desde 1999, estuda a economia do crime e segurança pública.

Agrotóxico

Ana Lúcia registrou também o lançamento do livro “Direito e Agrotóxico”, organizado por Cleber Folgado, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. O lançamento foi realizado na última quarta-feira, 21, no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe.

O livro problematiza a questão dos agrotóxicos a partir do Direito, buscando construir uma reflexão crítica sobre o Sistema Normativo de Agrotóxicos e os diversos impactos decorrentes do uso de tais produtos. As consequentes violações de direitos decorrentes do uso de agrotóxicos são o pano de fundo que vão alimentando a reflexão na medida em que temas específicos como Direito Agrário, Direito do Consumidor, Direito Constitucional, Direito Penal, dentre outros, são tratados na obra.

“Estamos entrando em contato para ver se a Frente Parlamentar Ambientalista consegue trazer em agosto o Dr. Osvaldo, grande pesquisador dessa área paera que possamos fazer um bom debate sobre o tema, tanto no grande expediente, quanto numa audiência pública”, indicou a parlamentar.

NPDOV

Ana Lúcia parabenizou a coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Carolina Westrup pela realização da edição junina do projeto "Ocupe a Praça", na noite desta quarta-feira, 19. O evento teve início com a exibição do filme "A Luneta do Tempo", dirigido por Alceu Valença, e contou com a participação do Diretor de Produção da obra, Arthur Peixoto.

“Espero que eles possam retornar a Sergipe e que a população possa assistir o filme, pois tem muito da nossa identidade cultural e das belezas do nordeste e do nosso sertão”, destacou Ana Lúcia sobre o filme, que se passa no universo do cangaço, e transita pela estética do circo e do cordel. Após a exibição, a programação seguiu com a discotecagem do DJ Rafa Aragão e com feirinha gastronômica