Edvaldo participa em São Paulo do maior evento sobre cidades inteligentes

Publiciado em 21/06/2017 as 18:06

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta quarta-feira, 21, do “Connected Smart Cities”, o maior evento nacional na temática Cidade Inteligente. Ele foi acompanhado do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, da Ciência e do Turismo, Jorge Santana. O evento acontece hoje e amanhã, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Edvaldo, que ontem, 20, participou da 1ª reunião da diretoria executiva da Frente Nacional de Prefeitos, tratando de conectividade nas cidades e parcerias público-privadas (PPPs), hoje acompanhou e discutiu com especialistas de diversas áreas o crescimento das cidades de forma planejada, notadamente nos eixos da mobilidade, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida. Eixos que fazem parte do projeto Cidade Inteligente, Humana e Criativa, “base do nosso programa de governo para Aracaju”, conforme destacou o prefeito.

"Cada dia que passa fico mais convencido da importância do projeto que estamos planejando para Aracaju. Pensar a nossa cidade a partir do uso das tecnologias e da conectividade é fundamental para encontrarmos soluções para os problemas. Este evento é mais um passo que damos no sentido de buscar experiências exitosas para aplicar em Aracaju. São ideias, muitas vezes simples, que repercutirão enormemente na vida dos cidadãos", afirmou o prefeito.

Projetos viáveis

Em recente pesquisa da Connected Smart Cities, elaborada pela consultoria Urban Systems, no ranking das 100 cidades mais inteligentes (e conectadas) do país, Aracaju ocupa a 94ª posição, com 23,408 pontos. As capitais nordestinas mais bem pontuadas são: Recife, na 10ª posição, com 29,339 pontos; e Salvador, na 17ª posição, com 28,031 pontos. O ranking elenca como cidades inteligentes aquelas que conseguem aliar inteligência e tecnologia em diversos aspectos, como urbanização e meio ambiente.

Para Jorge Santana, o evento se reveste de extrema importância uma vez que contribuirá para que o programa de Cidade Inteligente, Humana e Criativa, que será implantado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, seja ainda mais efetivo. O secretário ressalta que está empenhado para melhorar a posição de Aracaju no ranking. “O entusiasmo e a determinação do prefeito contagiou toda a equipe de auxiliares e isso vai garantir o êxito do programa“, avaliou.

Jorge participa do evento até amanhã, 22, e pela análise do que foi discutido no primeiro dia do Connected Smart Cities, traça cenários positivos para Aracaju. “Estamos confirmando, através de exemplos concretos, a viabilidade de projetos como Aracaju Conectada e Aracaju na Palma da Mão, além de conhecer várias outras iniciativas fascinantes”, destacou.

Participam do Connected Smart Cities gestores públicos federais, estaduais e municipais; empresários, engenheiros, arquitetos, urbanistas, advogados, consultores, planejadores e pensadores de organizações comprometidas com o desenvolvimento de cidades inteligentes, além de construtoras, investidores e universidades.