Prefeitura atuou durante todo o dia para minimizar transtornos causados pela chuva

Publiciado em 21/06/2017 as 09:06

A Prefeitura de Aracaju esteve mobilizada durante toda terça-feira, 20, para minimizar os transtornos causados pelas chuvas que durante todo o dia atingiram a capital. Diversas equipes trabalharam em diversos bairros da cidade para garantir a segurança dos aracajuanos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Gilfran Mateus, embora tenha chovido bastante, o volume esteve dentro do previsto para a época. "Para o mês inteiro de junho, devemos registrar um volume de 100 mm, o que para a média é considerado pouco e bem distante dos 350 mm obtidos no mês passado, que foi registrado em apenas poucos dias de chuva", destacou.

Não foram registradas ocorrências de deslizamentos ou desabamentos de imóveis. No bairro Coqueiral duas famílias foram atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Maria José Menezes. Ao todo foram oito pessoas abrigadas no local.

Emsurb

As equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram desde as primeiras horas do dia. Foram registradas três quedas de árvores, sem deixar feridos ou danos materiais, recolhidas pelas equipes da Emsurb e Corpo de Bombeiros.

Durante todo o dia, equipes realizaram a limpeza manual em canais da cidade, com capinação, varrição e retirada de dejetos. O objetivo foi evitar que eles transbordassem e alagassem ruas e avenidas.

Emurb

Ao longo do dia, cerca de 30 agentes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) distribuídos pela cidade atuaram para garantir a limpeza e desobstrução das redes de drenagem e assegurar o escoamento das águas pluviais.

Em momentos de chuva mais intensa, equipes da Emurb se revezam em regime de plantão aos finais de semana e durante a noite. Ao longo desta terça-feira, uma equipe fará uma força-tarefa no período noturno para evitar transtornos.

Trânsito

Para organizar o trânsito que, em alguns pontos, ficou lento pelo acúmulo de água nas vias, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibilizou 50 agentes de trânsito. Em alguns locais o tráfego precisou ser desviado por rotas alternativas, sendo monitorado pelos agentes e sem gerar grandes transtornos. Nenhum semáforo apresentou problemas.