DIA DO RIO: ANA pretende suspender captação de água no São Francisco um dia por semana

Publiciado em 14/06/2017 as 17:52

Diante da crise hídrica que assola a bacia do São Francisco, a Agência Nacional de Águas – ANA, lançou o projeto Dia do Rio, cujo objetivo é suspender a captação de água do Velho Chico um dia por semana.
Segundo o superintendente da ANA, Joaquim Gondim, a medida deverá ser publicada até o próximo dia 20 e começa a vigorar a partir do dia seguinte. A resolução prevê que todasas quartas-feiras, até o final de novembro deste ano, a captação de água será suspensa, exceto para o abastecimento humano.
Com a adoção da medida, a ANA espera economizar 40 m³ de água, o que evitaria a utilização do volume morto dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó.
Os estados participantes da reunião, a exemplo de Alagoas e Sergipe e algumas instituições, se comprometeram a informar de forma maciça a medida e o início de sua prática. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, garantiu que a Assessoria de Comunicação do colegiado deverá atuar de forma a divulgar amplamente a informação com vistas a garantir o cumprimento do chamado Dia do Rio.