Aracaju recebe o Simpósio Brasileiro de Empreendedorismo e Fitness

Publiciado em 14/06/2017 as 10:14

Discutir as vertentes que norteiam o trabalho de personal trainer, reconhecendo a importância da atividade frente à atual busca por uma melhor qualidade de vida. Este é o objetivo do “Simpósio Brasileiro de Empreendedorismo e Fitness”, que acontece nos próximos dias 16 e 17 de junho em Aracaju. Com o tema “Personal Trainer do Século XXI – Competências, Habilidades e atitudes”, o simpósio pretende reunir profissionais da educação física, donos de academias e estudantes em torno das suas discussões.
O ciclo de cuidado com o corpo passa por constantes transformações. Novos tratamentos estéticos e de saúde surgem para amenizar o sobrepeso imposto pela alimentação desequilibrada e pelo agitado ritmo de vida adotados pela maioria da população. No entanto, a prática de exercícios físicos é uma condicionante para a saúde. Neste contexto, um profissional que adquire importante papel é o personal trainer.
O treinamento personalizado exige atenção para as especificidades do corpo trabalhado, suas condições de saúde e os limites a que cada um pode ser exposto. Trata-se de uma aplicação de sobrecarga que tem o intuito de aprimorar o condicionamento físico, a fim de atingir os objetivos determinados pelo aluno. Esta profissão exige profissionalização adquirida por ensino superior em Educação Física com qualificação em treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica. Estes são alguns dos requisitos para o bom desempenho na atividade de prescrição de um treinamento físico individualizado.
Na contramão do reconhecimento da importância da prática de exercícios físicos, está a atualização profissional da grande maioria dos profissionais no que tange às atividades indiretamente relacionadas ao bom exercício da profissão e consequente destaque no mercado de trabalho. Saber gerir sua profissão como uma carreira, administrar seu tempo, manter-se motivado e em constante atualização e trabalhar as mídias digitais a seu favor são alguns dos desafios vivenciados pelos atuantes nesta área.
Para discutir estes e outros temas de extrema importância para o desenvolvimento desta profissão, o “Simpósio Brasileiro de Empreendedorismo e Fitness” terá a presença de renomados palestrantes, a exemplo de Alex Araxá, CEO da Araxá Comunicação. “É importante que o personal trainer enxergue sua atuação como uma carreira a ser gerida, como uma marca a ser trabalhada e compreenda que isso, aliado ao exímio desempenho da sua profissão pode ser a sua garantia de diferenciação”, afirma Alex, cuja apresentação abordará o universo das redes sociais e suas inúmeras possibilidades de utilização.
O Simpósio acontece nos próximos dias 16 e 17 de junho, das 08h às 18h, no Hotel Orion, em Aracaju. As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do site www.gestao.fitness.