Belivaldo discute atuação das bases móveis da PM na Grande Aracaju

Publiciado em 13/06/2017 as 19:27

O vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, se reuniu nesta terça-feira, 13, com presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança para discutir adoção de novas ações preventivas de combate à violência na Grande Aracaju. Durante o encontro, o represetante da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) anunciou a ampliação dos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC’s) móveis na região metropolitana. O aumento no número de PAC’s foi uma das solicitações feitas pelos presidentes dos Conselhos.
O superintendente executivo da pasta da Segurança, coronel José Pereira de Andrade, afirmou que os Postos móveis possibilitarão maior mobilidade para o policiamento preventivo. “Com o restante da verba do convênio que possibilitou a aquisição de 32 unidades móveis, vamos adquirir mais cinco veículos do tipo furgão. Já foi enviado documento para Brasília e estamos aguardando o retorno. Elas devem contemplar algumas áreas que estavam descobertas desse tipo de ferramenta. Devemos também adquirir mais câmeras para o Circuito Fechado de TV da Secretaria de Segurança Pública. Em tempo integral, elas captam toda movimentação das ruas e, em tempo real, ajudam a acompanhar as ocorrências”, disse o superintendente.
O presidente do conselho comunitário de segurança do Parque dos Faróis, Renilson Souza, destacou a importância dos PAC’s para a comunidade. “O que precisamos trabalhar é a sensação de segurança e a presença das vans trazem tranquilidade para população”.
Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do bairro América, na zona oeste da capital, Luís Carlos da Silva, as unidades móveis ajudam no policiamento preventivo, pois, segundo ele, a presença delas inibe a ação dos marginais e facilita os trabalhos de repressão.
Outro ponto debatido foi o incentivo ao policiamneto comunitário. “Nós queremos que volte aquela polícia comunitária de outrora, na qual a comunidade conhecia o policial e vice-versa”, disse Luís Carlos.
Atento as reivindicações dos representantes de conselhos, o vice-governador Belivaldo Chagas solicitou a superintendência da SSP, a confecção de um estudo de caso a respeito da atuação da polícia comunitária. “O policial mais próximo da comunidade cria sensação de segurança. Mas é preciso que a população colabore também. Juntos, comunidade e Estado, conseguiremos reduzir ainda mais os índices de violência”.
Belivaldo também criticou a falta de uma política nacional de segurança. “Os governos estaduais sozinhos não conseguem resolver esse problema, que é emergencial. Hoje, a sensação é de enxugar gelo. O Estado vem fazendo sua parte mas, sozinho não consegue”, frisou.
O comandante da Policia Militar da Capital, tenente coronel Vivaldy Cabral Santos, lembrou que o Estado segue empenhado em reestruturar a segurança pública, com concursos, introduzindo novos policiais e equipamentos. “Os resultados já estão acontecendo, a exemplo dos quatro primeiro meses deste ano, houve uma redução significativa no número de homicídios, quase 13% em comparação ao ano passado. Obviamente, muita coisa ainda precisa ser feita, mas estamos trabalhando no sentido de diminuir mais ainda esses índices”, ressaltou.

PAC móvel

Nos últimos três anos, o governo do Estado adquiriu 32 bases móveis de policiamento para atuação na capital e no interior do estado. Os veículos do tipo furgão, no qual equipes da PM/SE estão atentas aos chamados dos cidadãos, possibilitam maior mobilidade para o policiamento preventivo e atendimento de ocorrências. As bases são totalmente caracterizadas para facilitar a visualização, e possuem sistema de rádio próprio, com comunicação direta com Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e demais unidades da polícia, abrangendo mais de um bairro.