Equipamento que servirá como sala-cofre para instalação do Data Center da Sefaz é recebido

Publiciado em 13/06/2017 as 19:19

A equipe técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação da Sefaz (Supertec) recebeu na tarde desta segunda, 12, o contêiner que abrigará a sala-cofre onde vai funcionar o novo Data Center do Estado e ainda à tarde foi realizada a operação de retirada do contêiner da carreta transportadora para colocação no local onde será ativado.

O Data Center integra o conjunto de investimentos do Governo do Estado na melhoria da estrutura física de TI com o objetivo de oferecer condições para expansão da capacidade de fluxo processamento de dados e armazenamento de informações de todo o Sistema Fazendário do Estado de Sergipe através de uma nova sala-cofre, representando a garantia quanto à segurança do sistema, com características de proteção física contra fogo, calor, fumaça, água, vapor, gases, poeira, escombros, vandalismo e acesso indevido ao local, que abrigará os equipamentos de informática. A sala-cofre possui ainda sistema de biometria termo-facial e de impressão digital para acesso e gravação e envio de imagens via web em tempo real para monitoramento da entrada das pessoas autorizadas. O sistema de segurança também dispõe de conexões externas blindadas e porta com barra de pânico para saída imediata.

Estes investimentos, que contam como parte do Projeto de Modernização Fazendária do Estado de Sergipe (Promofaz) – parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) –, garantem a expansão da infraestrutura de TI da secretaria, contemplando os subsistemas de armazenamento de dados, servidores, backup e redes. A instalação do novo Data Center é fundamental para afastar riscos futuros de interrupção de serviços prestados aos contribuintes no âmbito tributário.

Após o assentamento do contêiner no local onde funcionará a sala-cofre que abrigará o Data Center, o segundo passo é fazer a interligação entre as fibras óticas e as partes elétrica e lógica. Nas próximas semanas também será aplicada a última camada de proteção externa, com a realização do envelopamento em vinil. A Supertec vai iniciar na próxima semana o trabalho de instalação e estima que nos próximos meses essa parte seja concluída e o Data Center colocado em operação.