Famílias desabrigadas são atendidas pela Semasc

Publiciado em 25/05/2017 as 00:21

Por conta da incidência das fortes chuvas em Aracaju, a equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) continua trabalhando para atender às famílias que ficaram desabrigadas. Desde a noite da última terça, 23, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) estão recebendo pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade, especialmente em locais afetados por alagamentos.

Até o momento, foram atendidas 87 famílias, sendo que 64 delas estão abrigadas temporariamente no CRAS Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jabotiana. As outras famílias, 02 residentes no bairro Coqueiral; 02 no Porto Dantas; 01 na Soledade; 02 no Lamarão; 01 no bairro Industrial; e 09 no bairro Santa Maria conseguiram abrigo na casa de parentes e amigos.

A Semasc continua à disposição para oferecer abrigos temporários, caso surjam mais situações urgentes em que as pessoas não tenham para onde ir. A maior parte das famílias estão sendo direcionadas aos CRAS pela Defesa Civil, mas as pessoas também podem procurar diretamente os equipamentos da Assistência. Nesses casos, após o acolhimento inicial equipes da Semasc e da Defesa Civil buscarão realizar visitas domiciliares com a maior brevidade possível para elaboração de um parecer com a avaliação dos riscos e necessidade de acolhimento.

Desabrigados - O alto número de desabrigados no bairro Jabotiana se deu em consequência da cheia do rio localizado no bairro. "Desde ontem, tínhamos a previsão de que o rio poderia encher e já deixamos as equipes de sobreaviso. A partir das 21h, tivemos um grupo pequeno de famílias que necessitaram ser acolhidas no CRAS e dormiram nas dependências do equipamento. Hoje, o rio foi tomando uma proporção um pouco maior e esse número de famílias aumentou. Essas famílias estão sendo acolhidas e nossas equipes estão buscando atendê-las da melhor forma possível", explicou Valdiosmar Vieira, secretário adjunto da Semasc, que acrescentou que as famílias estão recebendo alimentação.

Após o cadastro inicial para a identificação das necessidades emergenciais das famílias, as equipes da Semasc estão percorrendo as principais áreas atingidas para avaliação individual dos casos