Governo lança Programa Minha Comunidade Segura neste sábado

Publiciado em 19/05/2017 as 17:34

Neste sábado, o governo do Estado lança oficialmente o Programa Minha Comunidade Segura, no bairro Santa Maria, em Aracaju. Executado pela secretaria de Estado da Casa Civil, de Segurança Pública e a prefeitura de Aracaju, o Programa objetiva a promoção da cidadania entre os jovens moradores de localidades e seus familiares nos bairros que apresentaram, em 2016, os maiores dados estatísticos de vulnerabilidade social na capital: Santa Maria, 17 de Março e Santos Dumont. A ação deste sábado ocorre na Escola Estadual Albano Franco, a partir das 09 horas.

O ‘Comunidade Segura’ funcionará a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as através da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes. Com seis de meses de execução, a expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente.

O programa faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e busca atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares. Futuramente o Programa Comunidade Mais Segura será levado a outros 10 municípios do interior, definidos conforme os critérios de violência e vulnerabilidade.

Segurança e Esporte

Na ocasião, serão entregues duas unidades móveis da Polícia Militar e será assinada autorização para reforma da quadra poliesportiva do Colégio Albano Franco. A obra está estimada em R$ 861.614,86 e contemplará a execução da cobertura com telhamento de alumínio, construção de mureta, instalação de alambrado, instalação de equipamentos esportivos (traves, postes e rede para vôlei, tabelas para basquetebol), pintura e demarcação das linhas da quadra, implantação de rede elétrica e instalação de refletores.