Valadares Filho preside audiência com Ministro da Integração

Publiciado em 27/04/2017 as 02:28

Durante audiência pública, que ocorreu hoje pela manhã (26/4), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), o presidente da Comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), indagou ao ministro da Integração, Helder Barbalho, sobre o andamento das obras do Canal Xingó e da revitalização do Rio São Francisco, ambas no estado de Sergipe.
​Valadares Filho ressaltou a importância que essas duas obras têm para o Estado de Sergipe. “O Canal Xingó irá contribuir para o desenvolvimento da região com o fortalecimento da pecuária leiteira, desenvolvimento da agricultura, agroindústrias, apicultura e piscicultura”.
O parlamentar do PSB de Sergipe destacou ainda que, desde do início das obras de transposição do Rio São Francisco, que tem reivindicado ao governo federal que desenvolva um projeto de revitalização do Rio São Francisco. “Isso é muito importante não só para o estado de Sergipe, mas para Bahia e parte de Minas Gerais”, ressalta o presidente da Cindra.
Helder Barbalho informou que o Ministério da Integração já repassou os recursos para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para fazer os projetos e em sequência a licitação de forma que a previsão é que as obras do Canal Xingó sejam iniciadas no próximo ano.
Em relação à revitalização do Rio São Francisco, Helder Barbalho informou que, em outubro do ano passado o Ministério da Integração laçou o projeto Novo Chico, que compõe várias ações transversais de governo, como universalização do saneamento garantindo a qualidade da água e diversas ações que vão desde a recuperação de nascentes até a proteção das encostas. “O projeto Novo Chico envolve recursos na ordem R$ 6,9 milhões com ações até 2026”, disse o ministro.
Durante a audiência pública, Helder Barbalho fez uma longa explanação de todos os projetos e ações que se encontram em andamento no Ministério da Integração. Destacou que considera importante estreitar as relações com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. “Queremos uma relação harmônica e estrita com a Cindra que é a casa do Ministério da Integração na Câmara dos Deputados”.