Semasc celebra Páscoa resgatando cidadania e amor ao próximo

Publiciado em 12/04/2017 as 22:54

Buscando manter a tradição da Páscoa como um dos dias comemorativos mais importantes do nosso calendário, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou durante toda esta quarta-feira, 12, várias atividades em todos os seus equipamentos de proteção social. Desde refeições e doces temáticos, até atividades lúdicas e informativas, a data foi marcada com mensagens de celebração à vida, amor ao próximo e resgate da autoestima dos usuários dos serviços.

Pela manhã, as unidades dos Cras, Creas, Centro Pop e Centro-Dia ofereceram aos seus beneficiários um café reforçado e uma manhã com música, atividades diversas e rodas de conversa, acompanhadas por educadoras, psicólogas e assistentes sociais. Já durante a tarde, foi a vez dos abrigos e Casas Lares, onde crianças e idosos em situação de vulnerabilidade participaram de oficina de ovos de chocolate.

"O primeiro ponto deste tipo de ação é integrar as equipes para que os servidores percebam que é preciso mais do que cuidado. É preciso dedicação. Para além de toda a simbologia da Páscoa, nós queremos fazer um atendimento para a população vulnerável com muito respeito e muita dignidade. Eu não quero nenhum trabalhador da Assistência executando suas funções como obrigação. Eu quero que as pessoas compartilhem, se doem e tenham um olhar diferenciado para esta população. Se não mudarmos o olhar, não faremos nosso serviço com qualidade e dignidade para todos que passam por aqui", ressaltou a vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino.

Trazer a noção de compartilhar e aceitar as diferenças do outro, ressignificando a cidadania. Para a coordenadora da Proteção Especial, Lorena Dantas, a necessidade de uma maior humanização é um dos pontos mais importantes nos encaminhamentos da secretaria. "Muitas dessas pessoas chegam até nós com muitas perdas, frustrações, têm laços familiares e de amizades inexistentes ou extremamente fragilizados e que muitas vezes estão desacreditados de si mesmos. O trabalho que nós fazemos é o de devolver os direitos de cada um", pontuou.