Alexandre Figueiredo toma posse na Controladoria-Geral do Município

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, empossou, nesta quinta-feira (2), o advogado Alexandre Brito de Figueiredo como secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município. A solenidade de posse, realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, reuniu autoridades, como o vice-governador Belivaldo Chagas e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Garibalde Mendonça, além de vereadores, secretários estaduais e municipais e servidores.
Alexandre Figueiredo é graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Integradas Tiradentes. É especializado em Direito Eleitoral. Atua como advogado desde 1999, em diversas áreas do Direito Público e Privado. Foi assessor jurídico do PMDB estadual, presidente do PMDB de Poço Verde e vice-presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães. Já atuou também em diversas prefeituras.
“É uma honra imensa ser empossado secretário-chefe da Controladoria Geral do Município. Tenho experiência profissional de quase 20 anos de carreira jurídica, de modo que assumo com satisfação o meu primeiro cargo publico. Agradeço a confiança do prefeito Edvaldo Nogueira, gestor do qual não é preciso muito esforço para enumerar suas tantas obras, é um gestor que respira equilíbrio e honestidade. Sei da responsabilidade de ser secretário e aceito o desafio entendendo a atual conjuntura política, que exige dos gestores uma postura de transparência e capacidade de gerir”, afirmou o controlador na cerimônia de posse.
Ele colocou ainda à disposição da administração municipal sua “garra, jovialidade e prestatividade”. “Pretendo trabalhar em torno de uma equipe em que a parceria seja a palavra de ordem. Produziremos resultados que preencham os anseios do povo aracajuano. Quero dar a minha contribuição para esta gestão que é instrumento de reconstrução da nossa cidade. Trago todo meu entusiasmo e boa vontade de realizar bastante. Agirei com serenidade, não faltará empenho da minha parte. Exercerei a fiscalização, a boa execução do Orçamento e o controle externo do desempenho da missão institucional com habilidade diuturna. Executaremos nossa função dentro da legitimidade, economicidade e legalidade, honrando nossos compromissos”, destacou.
“Juventude, competência e ética”
O prefeito Edvaldo Nogueira se disse muito feliz por estar empossando um jovem competente para o cargo de controlador. “As pessoas defendem que a juventude deve ter espaço e não abrem espaço para ela. De modo que estou muito feliz de ter secretários jovens na minha equipe. A presença da juventude traz o oxigênio, o ímpeto, o desejo de realizar e a perspectiva do futuro. Mas, além disso, Alexandre Figueiredo tem currículo, tem trabalho e está talhado para a função. Ele foi escolhido de maneira efetiva pelos seus méritos para ser o controlador-geral do município”, ponderou.
Para o prefeito, Alexandre Figueiredo herdou características marcantes de seus pais – o secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo, e a procuradora aposentada Creuza Figueiredo, presentes à cerimônia. “Conheço Benedito Figueiredo há muito anos. Sei do seu trabalho, competência talento e compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a construção de um mundo melhor com ética e progresso. Benedito é amigo leal. Creuza Figueiredo é uma mulher por quem tenho grande admiração. Nunca a vi que não fosse com um sorriso no rosto r uma palavra de estímulo para qualquer situação. Seu trabalho como procuradora também foi exemplar. Alexandre carrega a maioria das qualidades de seus pais, e, claro, construiu a sua própria trajetória e chegou aqui por seus méritos e suas próprias ideias”, ressaltou.
Ao novo auxiliar, Edvaldo orientou que faça da Controladoria uma instituição cada vez mais forte, para que toda a administração atue sob a égide da ética. “Não deixar que haja desvio, e o que tiver errado que regularize. Este é o trabalho que ele vai desenvolver. Nosso objetivo é construir uma administração ética, democrática, inovação e que devolva a qualidade de vida para os aracajuanos. A presença dele vai dar uma grande contribuição à prefeitura de Aracaju. Vivemos tempos difíceis, mas sou muito otimista de que iremos superar este momento”, disse.
Prestigiaram a posse de Alexandre Figueiredo o presidente da Câmara, vereador Josenito Vitale, e os vereadores Bigode do Santa Maria, Evando Franca, Antonio Bittencourt, Pastor Alves, Soneca, Anderson de Tuca, Zezinho do Bugio, Thiago Batalha, Jason Neto e Isac Silveira, além do secretário estadual da Educação, Jorge Carvalho; do presidente do Banese, Fernando Mota; dos secretários municipais Carlos Cauê (Governo), Jefferson Passos (Fazenda), Luiz Roberto (Fundat), Luciano Correia (Comunicação), Sérgio Ferrari (Emurb), Cecília Leite (Educação), do ex-secretário estadual Wellington Mangueira e de gestores municipais e parlamentares do interior do Estado.

Embalagem 'mágica' muda de cor para avisar se peixe está estragado
Tecnologia desenvolvida por cientistas brasileiros usa pigmento de repolho roxo para criar material inteligente que monitora alimentos em tempo real na geladeira.