Eliane Aquino identifica problemas nas unidades da Semasc

Publiciado em 19/01/2017 as 08:46

Conhecer a realidade dos equipamentos, ouvir as demandas das equipes e os anseios dos usuários dos serviços prestados pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc) foram alguns dos motivos que levaram a vice-prefeita e secret ária da Semasc, Eliane Aquino, a iniciar nesta quarta, 18, uma série de visitas nas unidades vinculadas à pasta.

Apenas hoje, Eliane Aquino, acompanhada do secretário adjunto da Semasc, Valdiosmar Vieira, visitou o Centro Dia, unidade que atende a 40 pessoas com deficiência, e os Abrigos Sorriso e Caçula Barreto, destinados ao acolhimento de crianças e adolescentes de zero a 17 anos e que contam, respectivamente, com 19 e 16 acolhidos. Em todas as unidades foram diagnosticados problemas a serem superados, mas foi o Abrigo Caçula Barreto que mais despertou a preocupação da gestora.

“Em todos os locais que visitamos nos deparamos com problemas de infraestrutura, especialmente quanto a pouca ventilação, qualidade da alimentação ofertada e insuficiência de materiais lúdicos e pedagógicos disponíveis aos usuários. Mas no Abrigo Caçula Barreto as dificuldades são ainda maiores. A estrutura física precisa ser totalmente revista, pois o espaço está muito distante de ser acolhedor e adequado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes”, assegurou Eliane.

A nova coordenadora do Caçula Barreto, Meiry Ane Santana, tem buscado desenvolver uma série de adequações, mas considera que o próprio projeto arquitetônico da casa impede grandes avanços. “Sabemos das dificuldades em promover uma mudança desse porte de modo imediato, mas fico feliz com a preocupação demonstrada pelos novos gestores da pasta”.

Já no Centro Dia, segundo o coordenador do espaço, Murilo Oliveira, além das questões listadas anteriormente há outro desafio a ser superado: a oferta de uma formação continuada para os profissionais que atuam na unidade. “Na gestão anterior, nossos profissionais não passaram por uma capacitação para atender as demandas específicas desse público. Mas acredito que a visita da secretária já demonstra sua preocupação com o serviço que prestamos à população. Além disso, os próprios usuários ficaram empolgados com a visita, pois é um público quase sempre invisível para a sociedade”.

A série de visitas às unidades que compõem a Secretaria Municipal da Assistência Social prosseguirá amanhã, quando os secretários visitarão alguns Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).