Governo solicita ampliação de serviço de caminhões-pipa no sertão e semiárido

Publiciado em 08/12/2016 as 09:24

Após discutir ações de enfrentamento aos efeitos da seca com o ministro da Agricultura, o governador Jackson Barreto reuniu-se com o chefe de gabinete do Ministério da Integração, Gustavo Rigodanzo Canuto, para oficializar o pedido de ampliação de caminhões-pipa no sertão e semiárido sergipano. Atualmente, 11 municípios são atendidos pela Operação Pipa do Governo Federal e a gestão estadual busca o auxílio para os 21 que estão em situação de emergência.

A liberação de verbas para o combate aos efeitos da seca já havia sido discutida anteriormente com o ministro da Integração, Helder Barbalho. Nesta quarta-feira, 07, o governador explicou que existe um déficit de mais de 44mil pessoas que não estão sendo assistidas pela Operação Pipa. “Estamos enfrentando uma das piores secas já vividas e precisamos buscar condições de trabalho e sobrevivência para nossos produtores e agricultores. Precisamos ampliar a oferta de água realizada pela operação Pipa do Governo Federal”, informou Jackson. A Operação Pipa disponibiliza 20 litros de água por pessoa nas comunidades e povoados dos municípios afetados pela seca.

Ministério da Agricultura

Durante audiência com com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, Jackson Barreto solicitou a disponibilização do estoque de 740 toneladas de milho da unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a preço subsidiário para atender os pequenos criadores dos municípios do semiárido. Com a medida, a Conab venderia a saca de milho de 50 quilos por R$ 18, valor muito abaixo do mercado, o qual cobra R$ 55 atualmente pelo produto, beneficiando mais de 14 mil pequenos criadores.

Na ocasião, o governador falou sobre a situação de emergência vivenciada por municípios sergipanos. “Estamos enfrentando uma das piores secas já vividas e precisamos buscar condições de trabalho e sobrevivência para nossos produtores e agricultores. Contamos com a compreensão do ministro Blairo Maggi para disponibilizar as 740 toneladas de milho da Conab para que os produtores do semiárido possam alimentar seus rebanhos”.