Dom Lessa e Dom Mário são contemplados com Medalha Dom José Vicente Távora de Direitos Humanos

Publiciado em 07/12/2016 as 16:09

O Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, e o Bispo da Diocese de Própria, Dom Mário Rino Sivieri serão homenageados pela Assembleia Legislativa. Pela dedicação de ambos às causas sociais em Sergipe, os líderes religiosos receberão a Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora”

A solenidade de outorga da medalha será realizada na próxima segunda-feira, 12, às 17h no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A homenagem será prestada pela Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da Comissão de Direitos Humanos, da qual Ana Lúcia é vice-presidente.

A Medalha Dom José Vicente Távora de Direitos Humanos foi instituída por meio do Projeto de Resolução 10/2010, de autoria da deputada Ana Lúcia. Esta é a terceira edição da homenagem, cujo objetivo é reconhecer o trabalho e o esforço de militantes e personalidades na promoção e defesa dos direitos humanos em nosso Estado.

Dom Távora

Pernambucano do interior, município de Orobó, nascido em 1910, Dom Távora contribuiu muito com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Chegou em Sergipe no ano de 1958 e foi Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju no período que vai de 1960 a 1970. Incansável, Dom Távora foi um verdadeiro lutador da classe trabalhadora, da democracia, e principalmente dos direitos humanos em Sergipe.

Chamado de ‘Padre dos Operários’, Dom Távora também criou o Movimento de Educação de Base em Sergipe e fundou a rádio cultura, como um meio para alfabetizar os pobres. Foi a partir do MEB que surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Sergipe. Durante sua vida pastoral, Dom Távora sempre estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país para a prática da justiça social no campo.