Escola Estadual Poeta Garcia Rosa promove projeto com foco na educação inclusiva

Publiciado em 26/01/2021 as 17:55

A Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, unidade educacional localizada no bairro Luzia, em Aracaju, desenvolve desde o mês de junho de 2020, o projeto Percepções, sob o mote “Nem perto e nem longe, sempre com vocês”. O projeto é promovido pelas professoras Andréa de Sá Rocha Nogueira e Hildiana Maria Gomes Gonçalves, que atuam no atendimento educacional especializado, e tem o apoio da equipe escolar.

A proposta consiste em manter a constância das atividades escolares com os alunos atendidos na sala de recursos multifuncionais durante a pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, o objetivo das educadoras é estimular a expressão e reflexão sobre os sentimentos e as emoções na perspectiva de desenvolver habilidades e competências fundamentais em diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com a professora Andréa de Sá Rocha Nogueira, o foco na condução do projeto se dá em função das competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que versa, sobretudo para os alunos do atendimento educacional especializado, sobre a promoção do autoconhecimento, autocuidado, cooperação, responsabilidade, cidadania, entre outros. Após amplo debate com as famílias e equipe pedagógica, a unidade de ensino passou a desempenhar ações alinhadas às novas mudanças no cenário educacional. “O projeto contempla atividades síncronas e assíncronas. São atividades previamente planejadas e interativas, realizadas duas vezes por semana, em horário pré-estabelecido, que a gente denominou de momento interativo”, disse.

Andréa ainda explica que o atendimento online é realizado após as aulas veiculadas pela TV Aperipê (6.2), a fim de que os alunos consigam acompanhar com tranquilidade as duas metodologias de ensino e aprendizagem. “A gente acredita que essa interação, esse diálogo com eles e com as famílias, a flexibilização de horário de atendimento, foram o diferencial do projeto. A ideia é que eles possam participar com entusiasmo e satisfação sem atrapalhar a dinâmica de estudos”, concluiu.

Um exemplo de como são os momentos interativos foi a gravação de um vídeo com a execução de uma paródia feita pelos estudantes e o professor de Educação Física e atual coordenador da unidade Poeta Garcia Rosa, Agnaldo Júnior. A música escolhida foi o clássico "Cheiro da Terra", da dupla sergipana Chiko Queiroga e Antônio Rogério, cujos versos foram modificados e a paródia intitulada “Percepções sobre a pandemia”.

Ao lado das mães, avós e outros familiares, os estudantes recitaram e cantaram versos como “Lá vem a pandemia mudando as nossas vidas/ vou seguindo com fé e certeza que tudo isso vai passar. Dia após dia ficamos longe dos amigos/ Quanta tristeza, quanta agonia/ Eu assim não quero ficar. Eu quero mesmo é voltar pra minha escola/ Aprender e jogar bola”.

Cada um dos alunos fez o vídeo em casa, bem como as professoras Andréa, Hildiana e o professor Agnaldo Júnior, que, no vídeo, acompanha os alunos tocando violão.

Para o professor e coordenador Agnaldo Júnior, a ideia da paródia surgiu no mês de outubro de 2020, justamente o mês em que é comemorada a Sergipanidade. Por essa razão, a escolha de uma canção dos músicos sergipanos. "Nós trabalhamos um pouco sobre a musicalidade, o ritmo, os sons, e aí fizemos algumas aulas práticas em relação a isso, depois o vídeo final. Eu entrei como um mero coadjuvante, então os meninos, juntamente com a professora Andréa e Hildiana, é que têm todo mérito. Fiquei muito feliz porque surtiu efeito, e a gente vê quando trabalha nessa linha musical, como é fácil e como se torna gostoso de fazer isso”, declarou.

“Nossos momentos interativos, juntamente com os alunos, acontecem pelo Google Meet institucional, de forma coletiva ou individual, a depender dos objetivos traçados a cada semana. O resultado para nós, enquanto professoras da sala de recursos multifuncionais e para toda a equipe diretiva da escola Garcia Rosa, foi muito positivo, foi gratificante e estimulador, de modo que a gente prossiga com o nosso projeto Percepções”, justificou a professora Hildiana Maria Gomes Gonçalves.

Segundo ela, o maior propósito de ações como a do projeto Percepções é buscar parcerias entre a escola e as famílias do público alvo da Educação Especial, no contexto da educação inclusiva, visando aos novos desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem de forma diferente do habitual.

Para assistir à paródia Percepções sobre a pandemia, acesse o link.

 

 

Da ASN