Webinário discutirá os cuidados com a prematuridade

Publiciado em 17/11/2020 as 15:17

O Dia Mundial da Prematuridade, comemorado nesta terça-feira, 17 de Novembro, tem como finalidade sensibilizar a população para a problemática dos bebês que nascem prematuros. Em todo o mundo, um em cada dez bebês se enquadra nesta situação, significando que cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo. A Secretaria de Estado da Saúde, através da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Fundação Estadual de Saúde, realiza, durante os dias 23, 25, 27 e 30 novembro, o I Werbinário Internacional da Prematuridade.

O evento terá como tema central “O Impacto da Atualidade no Cuidado Perinatal”. A gerente da UTI Neonatal da Maternidade, enfermeira Monique Cabral, informou que nestes dias serão abordados temáticas voltadas ao cuidado qualificado e seguro embasados em evidências científicas, no âmbito da atenção especializada e atenção primária de saúde. Serão mesas redondas e palestras com discussões que devem ter impacto reflexivo sobre ações na prática diária dos participantes, além de promover uma troca de experiência entre os profissionais participantes e palestrante, bem como os estudantes da área de saúde.

A enfermeira Monique Cabral reforça que o bebê nascido com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. No Brasil, o nascimento de bebês prema­turos corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde.

O objetivo do webinário é sensibilizar e aprimorar o conhecimento dos profissionais no mês internacional da prematuridade, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, como estudantes, médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. “
Para fazer a inscrição basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL-iYFGlZO8U9QcBxKhAqSmSrn8NHLCZFPEuwFf960sZGDeg/viewform?usp=pp_url

Fique por dentro

Os prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe, aquele nascido entre 37 e 38 semanas; moderado, nascido entre 31 e 36 semanas, e prematuro extremo, aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.
Quanto ao peso de nasci­mento, denomina-se os bebês com menos de 2.500 gramas como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e ex­tremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

Características do prema­turo: Geralmente eles possuem baixo peso ao nascer, pele fina, brilhante e rosada, veias vi­síveis. Pouca gordura sob a pele, pouco cabelo, orelhas finas e moles, cabeça despro­porcionalmente maior do que o corpo, musculatura fraca e pouca atividade corporal, além de poucos reflexos de sucção e deglutição (sugar e deglutir).

Programação:
23/11/2020 – 14 às 18 horas

14h – ABERTURA DO EVENTO:
Martha Vieira – Coordenação De Saúde da Criança e Aleitamento Materno(COCAM/DAPES/SAPS/MS) – DF
Mércia Simone Feitosa de Souza – Secretaria do Estado da Saúde – (SES/SE)
Lourivânia Oliveira Melo Prado – Superintendente da MNSL – (SE)
Maria Auxiliadora de S. M. Gomes –Coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação do IFF/FIOCRUZ – (RJ)

15h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA “Da evidência à prática assistencial – qual caminho percorrer?”
Drª Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes

25/11/2020 – 14 às 18 horas

14h – MESA REDONDA: Neuroproteção Neonatal
Dra Débora Cristina F. Leite (SE) – Evidências atuais sobre a Neuroproteção do Prematuro
Enfª Evelyn Tapia (ARG) – Cérebro do prematuro – Manuseio mínimo
Drº Gabriel Variane (SP) – Hipotermia Terapêutica e sua Efetividade

27/11/2020 – 14 às 18 horas

14h – MESA REDONDA: Boas –Práticas no Parto e Nascimento.
DrºMauro Muniz Bezerra (SE) – Prevenção da Prematuridade Através da Medida do Colo Uterino
EnfºMax Menezes (SE) – Proteção Neurológica na Vigência de Trabalho de Parto Prematuro.
Drª Marynea Silva do Vale (MA) – Controle da Hipotermia do pré-termo: da Sala de Parto à Unidade neonatal.

30/11/2020 – 14 às 18 horas

14h – PALESTRA: Pulmão do Prematuro – Estratégias de Proteção Drº Guilherme Mendes Sant’Anna (CAN).

 

 

 

Da ASN