PF cita constrangimento e não mostra vídeo de dinheiro em cueca de senador

Publiciado em 16/10/2020 as 06:39

Na decisão que determinou o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o ministro Luis Roberto Barroso (STF) divulgou detalhes do relatório da Polícia Federal sobre como os mais de R$ 30 mil, em dinheiro vivo, foram encontrados dentro da cueca do parlamentar: o delegado que acompanhava a operação na casa percebeu um volume incomum nas vestes de Rodrigues.

Durante a ação realizada ontem na residência do senador em Boa Vista, a PF alega ter filmado o momento em que cédulas foram encontradas na cueca para demonstrar como o parlamentar havia ocultado itens mesmo durante a apreensão. No entanto, nem todos os vídeos foram divulgados.

'Grande volume, em formato retangular'

A PF vasculhava a casa de Rodrigues, suspeito de participar de esquema de desvios públicos destinados ao combate à pandemia de covid-19, quando o parlamentar pediu para ir ao banheiro. De acordo com o relatório, o delegado que acompanhava a busca, Wedson Cajé Lopes, concordou e disse que seguiria junto até o toalete.

Segundo a PF, o delegado suspeitou que o senador estivesse escondendo dinheiro ou mesmo algum aparelho de telefone. Questionado se escondia algo em suas vestes, segundo o texto, o senador respondeu "bastante assustado" que não havia nada.

A polícia escreveu que Rodrigues "insistentemente" ocultava valores em suas vestes.

Dinheiro foi escondido durante a apreensão

Na continuidade do relato, a PF afirma que as primeiras buscas na casa de Rodrigues ocorreram em seu quarto, seguindo depois ao quarto de seu filho. O texto alega que os agentes não perceberam "nenhum volume" nas vestes do senador antes que eles chegassem ao quarto do filho.

A polícia diz ser "possível afirmar" que o dinheiro foi guardado em algum momento entre as buscas nos dois quartos.

O futuro do caso

Barroso, responsável por autorizar a operação deflagrada ontem pela PF, afirmou que o afastamento do senador é necessário diante da "gravidade concreta dos delitos investigados" e afirmou que ela serve para evitar que o parlamentar use do posto para atrapalhar a investigação.

A decisão de afastar o senador será avaliada pelo Senado Federal, que pode manter ou não a determinação do STF.

A PF pediu a prisão preventiva de Chico Rodrigues, mas a PGR (Procuradoria-Geral da República) foi contrária ao pedido.

'Vou provar minha inocência', diz senador

No início da tarde de hoje, o senador Chico Rodrigues comunicou sua saída da vaga de vice-líder do governo Bolsonaro no Senado. De acordo com Rodrigues, a decisão foi tomada para esclarecer os fatos. "Vou cuidar da minha defesa, e provar minha inocência", afirmou, em nota.

O afastamento foi concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a tarde.

Rodrigues disse ainda que está confiante na Justiça e que logo tudo será esclarecido. "Volto a dizer, ao longo dos meus 30 anos de vida pública, tenho dedicado minha vida ao povo de Roraima e do Brasil, e seguirei firme."

 

Do UOL