Detentos do sistema prisional de AL ajudam na limpeza das praias com manchas de óleo

Publiciado em 18/10/2019 as 14:12

Para ajudar no trabalho de limpeza das praias alagoanas atingidas pelas manchas de óleo, 43 presos do sistema prisional de Alagoas que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto, seguiram para as praias do Litoral Norte do estado. Os trabalhos tiveram início na quinta e seguem até esta sexta-feira (18).

Os presos se juntaram a homens da Defesa Civil Estadual, funcionários da Prefeitura local e servidores de outras secretarias de Estado para reforçar o trabalho de retirada do óleo, que alcançou 167 locais em 72 municípios do Nordeste. As manchas de óleo retornaram em 5 estados do Nordeste.

 

Os detentos, que vão otimizar a coleta do petróleo cru nas praias atingidas, integram o projeto da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que promove a reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

Além dos presos, dois ônibus que compõem a frota do sistema prisional foram cedidos às equipes integrantes da força-tarefa. “A Seris dá sua parcela de contribuição ao ofertar a mão-de-obra qualificada destes reeducandos, todos assistidos por meio do projeto Uma Nova História”, comentou o secretário.

 

Ao todo, já são 39 convênios firmados pela Seris com empresas públicas e privadas, proporcionando oportunidades de emprego a 788 reeducandos, que também têm direito à remição da pena, como previsto na Lei de Execução Penal.

Até essa quarta-feira (16), segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), já foram recolhidas 150 toneladas de óleo em Alagoas. Todo o material poluente está sendo levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, onde é feita a destinação adequada.

 

Do G1