Bolsonaro assina decreto que acaba com horário de verão

Governo aponta que não há benefícios em adiantar o relógio em uma hora

Publiciado em 25/04/2019 as 12:18
Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quinta-feira (25), o decreto que acaba com o horário de verão no Brasil. A assinatura do documento ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto.

A decisão de acabar com o horário de verão havia sido anunciada pelo presidente em conversa com jornalistas no começo de abril. Em postagem nas redes sociais, Bolsonaro argumentou que estudos apontam que não há benefícios em adiantar o relógio em uma hora.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no país no fim de 1931, com a finalidade de economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Foi aplicado sem interrupção nos últimos 35 anos.Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.

Segundo alguns especialistas, a queda dos índices de economia de energia acontecem pela mudança de comportamento do brasileiro. As pessoas atualmente têm jornadas de trabalhos diferentes, saem de casa mais tarde e utilizam mais o ar condicionado durante o dia, quando as temperaturas estão elevadas.

Com informações da Folhapress