Forró pode ser considerado Patrimônio Imaterial do Brasil

Publiciado em 19/10/2017 as 09:04

O forró, consagrado pelos nordestinos como um dos principais ritmos que animam a cultura brasileira, poderá ser considerado Patrimônio Imaterial do Brasil. O primeiro passo foi dado nesta quarta-feira (18) em uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, em Brasilia, que discutiu formas de preservar este estilo.

Unesco declara ioga como Patrimônio Imaterial da Humanidade

Na reunião, foi aprovado um requerimento para realização de audiência pública sobre a proposta. A iniciativa é da presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que, durante o encontro, reforçou a importância do forró. A senadora lembrou ainda que a Unesco já concedeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade ao frevo pernambucano.

“Assim como merecidamente já foi feito com o frevo, nós queremos que a mesma coisa seja feita com o forró. Seria muito oportuno que a Comissão fosse até a Paraíba como forma de a gente prestigiar toda essa mobilização, porque defender o forró é defender uma das expressões mais genuínas de identidade cultural do Nordeste e do Brasil”, disse a senadora em entrevista à Rádio Senado.

A decisão da comissão, para o cantor e compositor pernambucano Maciel Melo, chega com bastante atraso. “O forró já está incorporado em nossa cultura. Reconhecer este ritmo depois de tantos anos é como apagar da história Luiz Gonzaga, que foi um dos artistas mais importantes para a consolidação do ritmo”, criticou.

O debate proposto pela senadora Fátima Bezerra deve ocorrer no dia 20 de novembro durante o Encontro Nacional dos Forrozeiros, que acontece na cidade de João Pessoa, na Paraíba.