Comando do PT discute suspensão de Palocci do partido

Publiciado em 21/09/2017 as 12:48

Reunido nesta quinta-feira (21), o comando do PT discutirá a proposta de suspensão do ex-ministro Antonio Palocci.

O secretário-geral do partido, Romenio Pereira, levará a proposta ao diretório nacional. A ideia é que ele seja formalmente afastado do partido até a conclusão do processo de expulsão.

"Ele terá amplo direito de defesa", disse Romenio, afirmando que ideal seria um desligamento voluntário do ex-ministro.

O ex-ministro dos governos Lula e Dilma negocia um acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Em depoimento ao juiz Sergio Moro, Palocci disse que Lula e o empresário Emílio Odebrecht, dono da Odebrecht, firmaram um "pacto de sangue" após a saída do petista da Presidência da República. Disse também que o empresário fez um caixa de R$ 300 milhões para Lula e o PT e entre a propina ao ex-presidente estavam no acordo o sítio de Atibaia, um terreno para o Instituto Lula e a remuneração por palestras.

No último dia 13, Lula prestou depoimento ao juiz Sergio Moro e disse que Palocci é "calculista, frio e simulador" e negou que tenha feito qualquer tipo de acerto ilícito com a empreiteira Odebrecht.

"Conheço o Palocci bem. Se ele não fosse um ser humano, ele seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. O Palocci é médico, é calculista, é frio", disse Lula.

Tanto Lula quanto Palocci depuseram na ação em que o ex-presidente é acusado de se beneficiar de vantagens indevidas pagas pela empreiteira Odebrecht - incluindo a compra de um terreno que seria destinado ao Instituto Lula, e cuja negociação teria sido intermediada por Palocci.